Debate: máscaras são artigo de moda?

Exibir tudo

Debate: máscaras são artigo de moda?

No momento que fechamos essa matéria, já se passaram seis meses de quarentena. Seis meses de isolamento social. Metade de um ano vivendo o maior experimento psicológico da história em que nenhuma de nós estávamos preparadas. Dentre as inúmeras coisas que mudaram, destaca-se um “novo normal” na rotina: todo mundo usando máscaras de proteção em locais públicos. São elas que criam barreiras e impedem a proliferação de vírus, evitando que mais pessoas sejam contaminadas. 

Nesse contexto, surge a dúvida: é tranquilo encarar as máscaras como artigos de moda? 


Mas.. antes de continuarmos, é importante dizer que toda a equipe Silvania Mares se solidariza com os familiares das vítimas da Covid-19. Foi muito difícil encontrar forças para retornar às atividades normais. Navegar nessa tempestade não está sendo fácil, porém, depois de um tempo, percebemos que fazer/conversar sobre o que a gente ama foi um antídoto para paralisia.  


Máscaras: Glamourização x expressão 

Logo no começo da pandemia, houveram debates pesados em relação a glamourização das máscaras de proteção. Como falar de estampas, tecidos e tendências num momento tão sensível e tão nebuloso? Aos poucos, com a extensão da quarentena, as tradicionais máscaras hospitalares foram se tornando escassas e os órgãos de saúde passaram a indicar as máscaras de tecido ou de acrílico como alternativas eficazes de proteção. 

Pula alguns meses. Na TV, vemos a cantora Lady Gaga subindo ao palco do Video Music Awards com máscaras de LED (sim, LED). Griffes do mundo inteiro agora incluem o acessório em suas coleções. A retomada de grandes e pequenas marcas, não poderia acontecer sem levar em consideração que o guarda-roupa ganhou mais um item. 

Adaptabilidade foi a palavra de ordem. Num tempo em que a população usa máscaras que cobrem a metade do rosto, incorporar elementos fashion foi uma saída interessante para continuar expressando a personalidade de alguma forma. Nosso gosto, humor e referências constroem a nossa individualidade. 

E vai além: o movimento também foi positivo para indústria e para o meio ambiente, pois passou a dar um novo destino aos resíduos têxteis. 

Qual é a maior tendência para as máscaras?

Opções estampadinhas, opções com frases ou até com pedrarias. Tem muita máscara legal  surgindo, mas as que seguem no topo das tendências são aquelas que cuidam de você e do próximo. Isso nunca sairá de moda.  Lembre-se apenas que o modelo escolhido deve cobrir boca e nariz e ficar confortável ao rosto!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *